Cavalier King Charles

Cavalier King Charles Spaniel
O Cavalier King é uma raça muito cativante pelo seu jeito dócil, carinhoso e olhar encantador. É o cão perfeito para alegrar toda família. Adora crianças e idosos, sendo o cão de estimação perfeito para aqueles que gostam de um animal brincalhão, gentil, doce, quieto e que gosta muito de agradar.


Uma história nobre.
Como indica seu nome,o Cavalier King Charles Spaniel vem da linhagem spaniel. Sua origem vem provavelmente do resultado do cruzamento de pequenos spaniels com raças orientais, como o Chin japonês e talvez o spaniel tibetano. Seu nome é uma homenagem ao Rei Charles B Stuart, que jamais se separava de seu exemplar e foi quem iniciou a criação dessa raça. Os Cavs levaram mais tempo para serem conhecidos na América, e muitos donos de Cavaliers lutaram por seu reconhecimento no AKC na tentativa de controlar os problemas que sempre acompanham a popularidade. Em 1996, o AKC reconheceu o Cavaliers. Cada vez mais difundido na Europa e aqui no Brasil, é muito apreciado como cão de companhia.


Conhecendo a raça
O Cavalier interage com todos os membros da família, é uma raça verdadeiramente adorável. Se for acostumado desde filhote, convive bem com outros animais domésticos e cães de outras raças. São superinteligentes, ágeis e aprendem com facilidade truques e comandos de obediência.
Gostam de agradar os donos e participar de brincadeiras com pessoas até desconhecidas. São rápidos, ativos e com pouca necessidade de gasto de energia. O passeio pode ser esporádico. Adoram acompanhar os seus donos nas atividades do dia a dia.
Se você gosta de um chamego, se encantará com essa raça. Eles gostam de colo, carinho e se possível, do seu sofá. Preferem ficar dentro de casa. Saem para fazer suas necessidades, mas logo querem voltar.
O Cavalier se sente como um membro da família e quando você sai, sente sua falta. Ao retornar, recompense, levando-o para perto de você. O contato físico entre os familiares e o cão é fundamental.

Venha fazer parte do time Megg´s Sir King – Apaixonados por Cavalier
 

Suas cores
• Preto e castanho: preto brilhante com marcações em castanho acima dos olhos, nas faces, face interna das orelhas, no peito, nos membros e sob a cauda. A cor castanho deve ser brilhante. Marcas brancas são indesejáveis.
• Rubi: unicolor vermelho intenso. Marcas brancas são indesejáveis.
• Blenheim:marcas castanho vivo, bem distribuídas sobre o fundo branco pérola. As marcas se dividem de maneira igual na cabeça, deixando um espaço entre as orelhas para uma marca ou mancha em forma de losango muito apreciada (a única característica da raça).
• Tricolor: preto e branco, bem distribuídos com marcações em castanho acima dos olhos, nas faces, na face interna das orelhas, parte interna dos membros e sob a cauda. Qualquer outra cor ou combinação de cores é altamente indesejável.
*Fonte: site da CBKC.


Características
Família: Spaniel, companhia
Grupo do AKC: Esportistas
Área de origem: Inglaterra
Função Original: buscar pequenas aves, cão de colo
Tamanho médio do macho: alt.: 30-33 cm – peso: 5-8 kg
Tamanho médio da fêmea: alt.: 30-33 cm – peso: 5-8 kg

 
*Fonte: site Portal do Cão.


Cuidados com o seu amigo
É importante que o Cavalier faça exercícios, mas sem exageros. Basta um passeio de coleira ou uma corridinha em uma área segura. Seu pelo precisa de uma boa escovação de dois em dois dias e para tirar os nós, um banho a cada quinze dias. Como é um cão muito curioso, não é bom deixa-lo solto ao ar livre, uma vez que ele pode sair para explorar e se perder.


Filhotes
Os filhotes Cavalier são muito ativos, alegres e precisam gastar sua energia com brincadeiras e passeios. Gostam muito que mexam nas patas frequentemente, uma vez que são sensíveis quando se trata dessa parte do seu corpo.


Curiosidades sobre o Cavalier King Charles Spaniel
– Mary, rainha da Escócia teve um SpanielToy que a acompanhou enquanto ela caminhava para sua decapitação
– Cavaliers são descendentes dos mesmos SpanielsToy retratados nos séculos XVI, XVII, e XVIII nas pinturas dos artistas famosos como Van Dyck e Gainsborough. Os spaniels nessas pinturas tinham cabeças planas, orelhas altas e narizes alongados
– O rei Charles II  decretou que os Spaniels deveriam ser permitido em qualquer lugar público, incluindo as Casas do Parlamento. Esse decreto aparentemente não foi revogado e ainda está em vigor hoje na Inglaterra, embora ninguém tenha comprovado recentemente para ver se é verdade
– Os Kings Charles Spaniels  retratados em pinturas dos séculos anteriores quase foram extintos